Por Cristiane de Melo
Por favor não me entenda mal meu "querido" chefe Cid Gomes, governador do Estado do Ceará, não é uma crítica, só uma constatação, mas sabe aquele programa Primeiro Aprender, que foi implantado no 1° ano do Ensino Médio nas escolas estaduais do Ceará, é um grande desperdício de dinheiro público.
Só lembrando não é uma crítica o que vou enumerar abaixo, mas só um alerta porque eu acho que seus assessores não estão lhe dando um retorno correto desse projeto.
Só para começar o projeto gráfico e o conteúdo descrito levou a maioria dos professores (eu disse a maioria e não todos!Não vamos generalizar!) a pensar que seria melhor não cercear, nem imaginar que os alunos tão pobres de conhecimento, fossem tão ignorantes.
Os próprios alunos, que ainda estão em fase de formação, dispararam: "quem pensa que nós somos tão desprovidos de inteligência"(não exatamente com essas palavras, mas resolvi deixar os equinos de fora desse texto).
E os livros relegados a segundo plano, só para complementar...aquela apostila do Primeiro Aprender!Santo Deus!Isso não é Política Pública não!É apolítica.
Críticas, por favor postem nos comentários, pois sei que tem gente que defende o "Primeiro Aprender". Claro!Alegam que é uma tentativa do governo de melhorar a educação.Então pronto já tentou!Agora pode recolher as apostilas que não deu certo, além de ser totalmente antiecológico, tanta árvore derrubada para nada!
Quem sabe o Cid, governador do Ceará, não ler meu blog!A internet é democrática pessoal, tem que acreditar!
Não!Não é uma crítica, só uma constatação!
Cristiane de Melo - Aluna do curso de Especialização em Gestão em Saúde Pública da UECE
É isso ai Cristiane, concordo com você em gênero, número e grau. Já pensou todo esse dinheiro que foi gasto nessas apostilas se fossem empregados em qualificação de professores, ou ate mesmo em melhores condições de ensino, digo isso pois muitas escolas estaduais não tem estrutura nenhuma faltam condições básicas em muitas delas não existe a "simples cadeira" para o aluno sentar acredita?
ResponderExcluirValeu pelo blog ficou muito bom mesmo.
Cristiane, só compreende o seu texto quem já trabalhou com esse material vergonhoso!
ResponderExcluirparabéns pelo texto, a nossa educação merece respeito também.!
Só pode falar sobre o primeiro aprender, quem já trabalhou com esse material, como a Prof° Cristiane.
ResponderExcluirRealmente o Projeto Primeiro Aprender veio para mostrar que os jovens do ensino médio não estão sendo preparados para a realidade educacional que enfrentamos hoje, como o ENEM, por exemplo.
Mal elaborado, mal- revisionado e pasmem, até mesmo os alunos assim falam, nem eles querem o material.É inescrupuloso a forma como o Governo do Estado do Ceará trata a educação,nós professores trabalhamos no 1° ano do Ensino médio com uma apostila que não segue nem mesmo a grade curricular do MEC, e quando segue mostra conteúdos totalmente desorganizados!
Parabéns prof. Cristiane de Melo, precisamos de uma revolução na educação! Prof. Camilla Cavalcante.
De fato, antes de ter feito esse projeto "Primeiro Aprender" a Secretaria de Educação deveria "Primeiro Aprender", pra depois querer ensinar algo.
ResponderExcluirDaniel Azevedo,
Professor de Biologia
Sou aluno,e estudo AINDA,o primeiro
ResponderExcluiraprender,posso perceber no dialogo com meus colegas que eles não gostam desta apostila;Nessa apostila tem assuntos que ja foram trabalhados em sala de aula,assim sendo o conhecimento dela não é novo,muitas vezes vemos a mesma coisa que ja vimos em uma apostila anterior.Mais temos que fazer de qualquer maneira.Parabéns pelo blog!